sexta-feira, 10 de junho de 2011

O Motorista.

O livro foi escrito por Duane Swierczynski e foi lançado pela Editora Rocco.


O irlandês Patrick Lennon não é um motorista qualquer. Aparentemente mudo e com dificuldades de comunicação, ele se tornou um mestre na condução de carros utilizados em assaltos a bancos. Lennon é o protagonista de O motorista, do jornalista e escritor norte-americano Duane Swierczynski. Com uma narrativa acelerada, que alterna o ponto de vista do escritor com os pensamentos do personagem, e também com documentos e notícias de jornal, o romance desafia o leitor a dar conta da história vertiginosa, instigante a cada página.

Duane Swierczynski, que também é autor de quadrinhos, dá ao romance o toque da violência banalizada encontrada, por exemplo, na obra do cineasta Quentin Tarantino, diretor de Pulp Fiction e Kill Bill. Com diálogos ágeis que remetem ao cinema e tempos narrativos que se alternam, O motorista conquista o leitor logo nas primeiras páginas.

O Motorista, Lançado em 2011.
Sinopse: Tudo acontece a partir da tentativa de assalto a um banco no centro da Filadélfia. O local, porém, raramente é alvo de bandidos, pois nesta área da cidade existem poucas saídas, as ruas são estreitas e vivem congestionadas, especialmente nos pontos que levam às estradas. Orientado por Bling e Harlen, os seus dois comparsas, Lennon tem por missão conduzir o automóvel que vai auxiliar no roubo ao Banco Wachovia, a três quadras da prefeitura. Ali, a instituição se preparava para receber um carregamento de dinheiro no valor de 650 mil dólares. Considerado um hábil motorista para realizar este tipo de operação, Lennon faz parte da lista dos bandidos procurados pelo FBI. Aquele, no entanto, não parecia ser o seu dia de sorte. Devido a uma série de peripécias, o assalto é malssucedido e causa grande comoção na cidade. Mas este é só o início das aventuras deste anti-herói incomum. Que o leitor não espere um desfecho óbvio. A marca deste romance está justamente nas viradas da trama e nas revelações inesperadas. Encrencado, Lennon perde o dinheiro roubado e é agredido e dado como morto, junto com seus parceiros, por dois adolescentes. Graças a sua astúcia, porém, o motorista consegue se safar, assumindo provisoriamente a identidade de um dos rapazes, mas se vê em situações perigosas envolvendo autoridades corruptas e uma série de personagens surpreendentes. Tipos como o ex-policial Sagherty, muito bem desenhado em sua combinação de crueldade com um lado bonachão e atrapalhado.

Onde Comprar: Editora Rocco.

Comentem.

0 comentários:

Postar um comentário